Gestão de Redes Sociais
Gestão de Redes Sociais
Relacionamento
com públicos-alvo​

Um aspecto marcante das redes sociais é a possibilidade que elas oferecem para que as pessoas interajam com seu conteúdo e expressem sua opinião. No caso de marcas, empresas e instituições, as redes sociais também atuam como um canal direto de interlocução com a audiência, e como esfera pública nas quais os consumidores podem manifestar sua avaliação sobre produtos e serviços. Portanto a gestão do SAC 2.0 - o serviço de atenção ao cliente na esfera digital - é fundamental para a manutenção da reputação das entidades, pois além de respeitar o caráter interativo das redes sociais, pode atuar como um termômetro da percepção pública sobre sua imagem. A negligência às manifestações do público nas redes sociais pode levar desde a perda de oportunidades de fidelização do cliente até crises de imagem.

Influencer marketing​

O marketing de influência é o conjunto de estratégias e atividades de comunicação que visam criar ou modelar a percepção do público sobre produtos e serviços por meio de recomendações feitas por fontes de informação que inspiram confiança ou empatia. Estas recomendações podem se dar de diferentes maneiras. É possível fazer a associação de uma personalidade, autoridade ou instituição à marca/serviço/causa, estruturar o conteúdo SEO das mensagens para que elas figurem nas ferramentas de busca na internet, ou ainda deflagrar mecanismos que agreguem a opinião de usuários sobre o produto ou serviço promovido.


Estratégia e conteúdo SEO (search engine optimization)​

Um dos mecanismos mais efetivos de exposição pública de uma marca ou empresa é a sua presença entre os principais resultados orgânicos (sem investimento em mídia) das buscas do público na internet. Entre os buscadores mais destacados está o Google, cuja onipresença no cotidiano das pessoas o alçou à categoria de verbo: dar um Google, ou Googlar tornou-se sinônimo de pesquisar algo na internet.
O SEO é o conjunto de parâmetros e técnicas utilizadas estrategicamente para a formatação de conteúdo digital, entre elas o uso de palavras-chave e a construção específica de textos, que permite que a comunicação das organizações ganhe relevância e tenha uma performance melhor no ambiente digital. Por meio de estratégias de conteúdo SEO, as mensagens que levam a audiência/público-alvo aos canais digitais das empresas (site ou redes sociais) figuram com melhor exposição entre os resultados das buscas na internet.

Planejamento e gestão de redes sociais​

O planejamento e a gestão das redes sociais se dão basicamente em duas dimensões – o conteúdo a ser postado e a forma como ele é postado. Em termos de conteúdo, o gestor das redes sociais precisa conhecer a fundo a audiência de suas redes, seus interesses, motivações e questionamentos, a fim de estruturar mensagens que sejam relevantes, atrativas e engajadoras, enquanto promovam estrategicamente a reputação da marca, seus produtos e serviços. Em termos de forma, é preciso que o gestor das redes sociais entenda com profundidade as especificidades do funcionamento das diferentes plataformas das redes sociais, bem como o comportamento da audiência em cada uma delas. Desta forma é possível estruturar mensagens e estabelecer a frequência adequada para postá-las, segundo os parâmetros de distribuição de conteúdo de cada plataforma, fazendo com que os algoritmos trabalhem à favor da exposição dos posts a maior audiência possível.

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